Pesquisar neste blogue

R.A. - Dicas "Métodos de estudo" + "Ser bom aluno"

Já fiz diversos posts com dicas em relação ao tema mas acho que há sempre alguma coisa por dizer e então decidi compilar todas as dicas que considero essenciais e importantes para se ser um bom aluno, neste especial R.A. (Regresso às Aulas).


  • Cria um horário(Em breve, realizarei um post com dicas para conseguirem criar um horário.) Ter um horário ajuda-nos a organizar o nosso tempo e a impor limites à duração de determinadas tarefas, de modo a podermos conciliá-las com outras que nos interessem. Dá-nos um sentido de responsabilidade e é ótimo para evitar o stress diário.
  • Organiza o espaço de estudo

    É bom manteres os livros, os cadernos, os testes e as fichas organizados em secções. O ideal será teres um organizador para cada disciplina onde possas pôr todos os livros, fichas, etc. referentes à mesma. Se conseguires manter tudo devidamente organizado, as probabilidades de perderes algum resumo ou ficha importante são muito menores, além de que evitas o stress diário e a perda de tempo de andar à procura de determinado caderno ou livro. Sugiro-te, por exemplo, estes organizadores do IKEA:

    1.50euros /5 unidades

    19.99euros / unidade


    19.99euros / unidade


    9.99euros / unidade


    As canetas e os lápis, os post-its, os clips, a tesoura, as réguas, as borrachas e todo o tipo de restantes materiais de estudo deve, também, estar perfeitamente organizado em sistemas de organização correspondentes. Proponho-vos, por exemplo, estes, do IKEA:



    9.99euros / unidade


    14.99euros/ 4unidades


    Os quadros são ótimos para pôres em evidência os teus horários, notas de tarefas a fazer, datas de entrega de trabalhos, o horário da biblioteca, o e-mail daquele professor, etc.. Eu tenho um de cortiça como aquele do IKEA que vos apresento, em baixo. O meu está forrado com tecido e fica muito bonito na parede, para além de ser mesmo muito útil.



    4.99euros / unidade



    Não dispenses a iluminação certa. E como é bom revermos a matéria ao final do dia, depois das aulas, mas, muitas vezes, já não apanhamos luz solar, sugiro que tenhas um candeeiro na tua secretária, além da luz principal do quarto / escritório. Os seguintes são do IKEA:


    2.99euros / unidade

    14.99euros / unidade (Estes candeeiros LED são fantásticos: a iluminação LED consome até 85% menos de energia do que as lâmpadas incandescentes, dura até 20x mais e não contém mercúrio.)



     
  • Compõe um ambiente sereno
     


    O teu local de estudo deve ser um sítio calmo, onde te possas abstrair das outras pessoas, do telemóvel e da televisão (esses fatores são distrações que te impedem de permaneceres concentrada, que é o essencial para um estudo eficaz). Dito isto, sugiro-te uma biblioteca, o teu quarto ou o escritório. É claro que podes sempre dar uma vista de olhos aos livros no autocarro, no café ou no jardim, mas para um estudo profundo, opta pelas anteriores sugestões. Uma boa dica para conferires algum conforto ao teu local de estudo é acenderes uma vela aromática (com um cheiro agradável e suave).


  • Destacar, sublinhar e resumir 

    Destacar as ideias e conceitos mais importantes dos textos (sejam os textos dos manuais, de fichas ou de exercícios), através do sublinhado, por exemplo, é uma ótima técnica de estudo. É simples e muito eficaz: em primeiro lugar, lemos o texto integral; depois, sublinhamos as definições e ideias chaves do mesmo. Geralmente, eu passo as partes sublinhadas a limpo num caderno à parte, como tópicos de um resumo, porque me ajuda a entendê-las e a decorá-las melhor. Depois de feito o resumo (toda a caneta azul ou preta, para poupar tempo), lei-o todo e destaco os títulos com um marcador, para me conseguir situar.
    Marcador Fluorescente Staples AmareloMarcador Fluorescente Staples AzulMarcador Fluorescente Staples Rosa
    0.39euros / unidade (STAPLES)
  • Dá uso aos Post-its e marcadores de páginas


    Estes meninos são muito importantes para nos mantermos organizadas. Eu uso uma cor para marcar as páginas dos manuais com matéria importante, outra para assinalar os TPC, outra para destacar as páginas que tenho de ler ou fotocopiar e outra para assinalar as páginas em que encontrei dúvidas.

    Index Papel Staples 20 x 38 mm
    1.99euros / unidade (STAPLES)
  • Esquemas
     
    Faz esquemas, tabelas, quadros e gráficos dos teus resumos em duas folhas A4 (dependendo da quantidade de matéria). No dia do teste, leva-as contigo e dá-lhes uma vista de olhos: serão uma mais valia.
  • Agenda

    Éa minha melhor amiga durante o ano escolar. Eu aponto tudo na minha agenda: os TPC, os trabalhos a fazer e as datas de entrega, as datas dos testes, os meus grupos de trabalho, os materiais a levar em determinada aula, os livros a comprar, o material em falta, os meus horários, os horários da biblioteca e da secretaria, os meus encontros, os números de telemóvel, as moradas, os e-mails, as datas de aniversário, as minhas consultas... Se tiverem uma agenda onde possam apontar tudo, nunca se esquecem de nada! Todos os dias, à noite, verifico aquilo que ainda tenho de fazer nesse dia e no dia seguinte, de forma a ter sempre tudo em ordem.
  • Não faltes às aulas


    Mesmo que não gostes da disciplina, da matéria ou até mesmo do professor, se fizeres um esforço, acabas por absorver a matéria. Excepto em caso de doença ou de inexistência de transporte, não faltes nunca porque, querendo ou não, acabas por deixar acumular matéria e podes mesmo chumbar por faltas. Se estiveres doente, pede a um colega que te empreste os apontamentos e passa-os para o teu caderno e, na aula seguinte, coloca as tuas dúvidas.
  • Estudar não é só ler
    Não podes apenas estudar a parte teórica, tens de saber aplicá-la, porque é isso que te pedem nos testes e exames. Por isso, todos os dias, depois de fazeres os TPC, faz mais um ou dois exercícios extra.
  • Dormir, comer bem e fazer exercício físico



    É essencial dormir, pelo menos, 7horas por dia, para mantermos o nosso organismo equilibrado e descansarmos em condições. Se não dormirmos o suficiente, a nossa memória e atenção estarão mais debilitadas no dia seguinte, o que é sinónimo de um rendimento muito menor. No que toca à alimentação, é óbvio que o nosso organismo necessita dos nutrientes e vitaminas necessários para conseguir ter uma boa prestação ao longo do dia. Se não comermos bem, sentir-nos-emos mais cansados, aborrecidos e distraídos. Já o exercício, ajuda-te a libertar do stress e a alcançar vitalidade e energia.
  • Mantém uma atitude positiva




    Se não te apetecer mesmo nada estudar, pensa: estudo para ser alguém inteligente, culto e com formação; estudo para mim, para me superar a mim mesmo e para ser o melhor que puder; estudo para me orgulhar de uma pauta decente e de um objetivo cumprido. E, já agora, faz um cappuccino, acende uma vela aromática e abre o manual.

  • Sem comentários: